Um ligeiríssimo Jet Quiz só para essa noite ficar melhor !

O gabarito das questões segue nos comentários desse post. Aproveitem !!!

 

1. (Cespe – Unificado – Set/09) Acerca do exercício da advocacia, assinale a opção correta:

a) Os procuradores da fazenda nacional, por serem funcionários públicos, não se sujeitam à Lei nº 8.906/1994

 b) Ao estagiário devidamente inscrito na OAB é permitido praticar os atos privativos de advogado, desde que em conjunto com o advogado e sob sua responsabilidade, podendo assinar isoladamente petição de juntada de documentos

c) A única petição que o estagiário pode assinar sozinho é a de solicitação de preferência no julgamento do processo

d) Com a instituição das defensorias públicas nos estados e no DF, regidas por lei específica, os defensores públicos não podem exercer atividade de advocacia e, por isso, não se sujeitam à Lei nº 8.906/1994.

 

 2. (Cespe – Unificado – Jan/09) Em relação à inscrição para atuação como advogado e como estagiário, assinale a opção correta de acordo como o Estatuto da OAB:

a) Compete a cada seccional regulamentar o exame de ordem mediante resolução;

b) O brasileiro graduado em direito em universidade estrangeira não pode obter inscrição de advogado no Brasil;

c) O estágio profissional de advocacia com duração superior a dois anos exime da realização de prova para inscrição como advogado na OAB.

d) O aluno de direito que exerça cargo de analista judiciário pode freqüentar estágio ministrado pela respectiva instituição de ensino superior, para fins de aprendizagem, vedada a inscrição na OAB.

 

3. (Cespe – Unificado – Mai/08) João, administrador de empresas desempregado, e Júlio, mecânico, por não disporem dos recursos financeiros necessários à constituição de advogado, resolveram ingressar em juízo pessoalmente. João impetrou habeas corpus em favor de seu irmão Jânio, e Júlio ingressou com ação no juizado especial civil. Tendo como referência essa situação hipotética, assinale a opção correta:

a) Apenas na impetração de habeas corpus é possível ingressar em juízo pessoalmente, prescindindo-se da constituição de advogado;

b) Em ambas as circunstâncias descritas, seria impossível ingressar em juízo sem constituir advogado;

c) Para ingressar com ação no juizado especial civil sem constituir advogado, é necessário que se comprove formação universitária;

d) Tanto na impetração de habeas corpus quanto no juizado especial civil, em causas cujo valor seja inferior a vinte salários mínimos, é possível ingressar em juízo pessoalmente, prescindindo-se da constituição de advogado.

Anúncios