Como começar?

Essa é a pergunta mais recorrente para aqueles que decidiram prestar o Exame da OAB.

Sentar para estudar é o primeiro passo.

Abdicar de algumas horas de lazer é outro.

Despender uma graninha com livros, cursinhos preparatórios ou aulas online, também ajuda.

Mas só isso não basta.

Sentar para estudar exige regularidade e disciplina.

Abdicar do lazer, do descanso, das festas, e até mesmo do sono, para os que curtem algumas horinhas a mais na cama, requer força de vontade. Isto por que, tudo o que é bom, tudo o que nos apraz, quando nos é retirado, encaramos como sacrifício, logo… força de vontade é a chave.

Ter dinheiro para os livros e cursos também é bom, mas não imprescindível. A internet proporciona infinitos materiais de pesquisa e estudo, contudo, é preciso ser cauteloso e seletivo quanto aos arquivos dispostos na web.

Além do que foi mencionado, o segredo do bom estudo, e como sua conseqüência, da aprovação, chama-se PLANEJAMENTO.

O site http://atepassar.com/ pode te ajudar com os estudos. Mas se você prefere uma coisa mais caseira e manual, mais ao seu gosto, aqui vai a dica:

1º. Conte quantos dias você tem até a prova. Considere o sábado e o domingo, não seja preguiçoso! Haverão muitos outros finais de semana depois da aprovação.

2º. Faça uma tabela no Word segundo sua disponibilidade de horário, se manhã, tarde ou noite, contando do dia de início até os dias que precedem à prova. Este quadro funcionará como um calendário de estudos. Por exemplo:

Dia Manhã Tarde Noite Estudado
__/__/__ Direito Const.: Poder ConstituinteDireito Civil: Negócio Jurídico Proc. Civil: Jurisdição, Ação e ProcessoDir. do Trabalho: Princípios e Fontes do Dir. Trab. Direito Adm: Serviços PúblicosÉtica: Lei 8.906  
__/__/__  Matéria: …  Matéria: …  Matéria: …  

 

3º. Após cumpridos os objetivos do dia marque com um tique na coluna final. A ideia do plano de estudos é te forçar a cumprir a agenda. Se algum dia não der para estudar tudo, cumpra as disciplinas restantes em, no máximo, mais um dia. Depois disso são tantas matérias que a “bola de neve” estará grande demais para segurar !!!

4º. Corra pro abraço e comemore a aprovação, por que com tanta disciplina a vitória é certa !

Bons estudos e sucesso a todos !!!

Anúncios